sábado, 6 de março de 2010

Imagens do dia 06.03.10

Enviadas por Adriano Zaupa





















E a melhor de todas...

Vídeo - O melhor comercial de Ração Canina

Cão fuma dois cigarros por dia e deixa dona preocupada

Fonte: g1.com.br

Um cachorro chamado “Tesouro”, de Pequim, na China, é viciado em cigarro e precisa de, pelo menos, dois por dia. Segundo sua dona, Li, o cão de estimação inala fumaça desde que tinha cinco meses de idade. A chinesa contou ao jornal “Daily Mail” que, quando as pessoas estão fumando, o animal chega a se levantar para inalar a fumaça.

Além disso, o cão adora comer pontas de cigarros. A dona, porém, anda preocupada com a saúde de seu animal de estimação. Após levá-lo a um veterinário, ela descobriu que o cão apresenta manchas em seus pulmões e seu coração e fígado são maiores do que o normal.


'Tesouro' fuma, pelo menos, dois cigarros por dia. (Foto: Quirky China/Barcroft Media/Getty Images)


Cão inala fumaça desde que tinha apenas cinco meses. (Foto: Quirky China/Barcroft Media/Getty Images)

Animais sofrem com a ausência dos donos

Fonte: gnt.globo.com



O filme ‘Sempre ao seu lado’ conta a história de Hachiko, cão da raça akita que ganhou uma estátua na estação de trem de Shibuya, no Japão, por sua lealdade e seu amor. Hachiko, que acompanhava seu dono de casa para a estação, de manhã, e da estação para casa, no fim da tarde, continuou a esperá-lo no lugar de costume, depois da morte dele, durante dez anos. Casos como esse levantam uma questão: os bichos também sentem saudade?

Segundo a veterinária Rita Ericson, da Vet Clinic, a saudade é um sentimento humano, mas exemplos como o de Hachiko são mais comuns do que se imagina. “Os bichos, em especial os cães, sofrem com a ausência do dono e até de outro animal com o qual estavam acostumados a conviver”, diz ela.

Veja o trailer oficial do filme ‘Sempre ao seu lado’

De acordo com Rita, especializada em comportamento animal, o sofrimento se manifesta não só em casos de morte, mas também quando o dono ou o outro bicho fica muito tempo longe. Mas é preciso ter cuidado para não confundir a tristeza com ansiedade de separação, um mal comum entre animais que passam muito tempo sozinhos. “O melhor que alguém pode fazer por um bicho triste ou ansioso é oferecer atividades físicas, como passeios e adestramento, além de brinquedos interativos”, explica a veterinária.

Sintomas

Identificar os sintomas da ansiedade de separação é fácil: o animal se lambe em excesso, costuma roer as unhas e pode até morder as próprias patas, causando ferimentos. “Latidos constantes assim que o dono sai de casa, destruição de objetos e coco no meio da sala também são indícios desse distúrbio”, garante Rita.

No caso da morte do dono, o ideal é que o animal fique com alguém que goste dele e com quem já tenha laços. Terapias alternativas como o uso de florais, sob a supervisão de um veterinário, podem ajudar a resolver o problema, assim como misturar frango desfiado à ração ou oferecer outro alimento preferido do bichinho funciona em casos de perda de apetite. “Os animais são diferentes entre si, mas, de modo geral, têm grande capacidade de adaptação e se recuperam relativamente rápido”, assegura Rita.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Imagem do dia 05.03.10


Saúde: O que fazer para resolver o mau hálito do bicho

Fonte: r7.com.br



Tem dono que quando vê o bicho se aproximando, torce para ele não abrir a boca. O mau hálito é tanto que a pessoa até fica envergonhada diante de alguma visita. Seu bicho de estimação também tem esse problema?

O médico veterinário Mário Marcondes, do Hospital Veterinário Sena Madureira, afirma que é normal o animal ter bafo. O mau hálito é decorrente principalmente da placa bacteriana que se acumula sobre os dentes. A placa é composta por proteínas, células mortas, saliva, restos de alimentos e principalmente bactérias, que sofrem fermentação e produzem substâncias que são responsáveis por um terrível mau cheiro.

A saúde bucal está relacionada com a saúde geral dos animais. Assim, um bicho que tem problemas bucais também tem grandes chances de ter a saúde geral comprometida, o que significa menos anos de vida. Por isso é extremamente necessário cuidar dos dentes dos pets. Além disso, essas substâncias agridem o periodonto (estruturas responsáveis por proteção e sustentação dos dentes) e causam a doença periodontal.
Se seu bicho tem algum problema bucal avançado, veja algumas soluções sugeridas pelo veterinário:

Implante Dentário

Implantes dentários são raízes artificiais que substituem um ou mais dentes perdidos. Depois, é fixada uma prótese para obter uma aparência natural. O processo é feito por cirurgia. A instalação dos implantes dentários deve ocorrer o mais rápido possível após a perda do dente para evitar que o processo de atrofia óssea ocorra nas regiões desdentadas.

Tratamento periodontal e limpeza de tártaro

A doença periodontal inflama a gengiva, causa dor, vermelhidão, inchaço e sangramento. Posteriormente, o bicho pode sofrer a perda do dente. Além disso, há a possibilidade das bactérias entrarem na corrente sanguínea, causando danos irreversíveis em órgãos vitais, como coração, fígado e rins. No tratamento periodontal e na limpeza de tártaro, o animal recebe anestesia geral e o veterinário realiza uma radiografia para analisar o grau do problema. O tártaro é retirado por meio de raspagem.


Como evitar os problemas bucais nos bichos:

◦Escove os dentes dos pets diariamente, com pasta e escova própria para animais. Em cães de grande porte, fica mais difícil escovar. Por isso, existem produtos à base de xilitol que podem ser adicionados à água do bicho para evitar problemas.
◦Evite dar comidas de gente para os pets. Animais que se alimentam somente com ração possuem menor acúmulo de tártaro. Já bichos que comem alimentos para humanos têm mais chances de desenvolver problemas dentários.
◦Opte por dar brinquedos macios. Assim, quando o bicho for mastigá-lo, ele estimula a produção da saliva e isso ajuda a limpar os dentes.

Aplicativo traduz latidos e twitta ‘palavras’ dos cães

Fonte: g1.com.br



A fabricante japonesa de brinquedos Takara Tomy apresentou um aplicativo para o iPhone que permitirá traduzir a língua dos cães e twittar e mensagem do bichinho. Desenvolvido pela Index, o programa, que tem previsão de lançamento para a metade do ano, é inspirado no aparelho Bowlingual, da mesma empresa.

O conceito por trás do aplicativo Bowlingual é o mesmo do aparelho lançado em 2002, que foi desenvolvido em parceria com um laboratório de pesquisas acústicas e veterinários. Por meio do microfone do iPhone, o usuário deverá capturar o latido do cachorro. Um algoritmo analisa o que o cão está tentando dizer e apresenta o significado na tela.

O aplicativo permitirá ainda as frases traduzidas sejam publicadas no Twitter facilmente, pressionando um botão na tela. Será possível criar um perfil de usuário para o bichinho de estimação e se conectar com outros donos que utilizarem o serviço.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Imagem do dia 03.03.10


Saúde: Hora do Banho

Fonte: familiapet.com.br



A grana está curta? Não dá para bancar semanalmente o banho no pet shop? Não deixe seu amiguinho sujo e nem faça uma sessão de tortura caseira.

Nos dias de hoje, não é sempre que se pode levar o seu lulu no pet shop para tomar um belo banho. Às vezes, o jeito é encarar um chuveiro em casa mesmo.

Então, se você vai se aventurar a embelezar seu amiguinho, preste atenção em alguns cuidados que evitarão que seu cão odeie o banheiro da sua casa:

Dê banho pela manhã.

Use água limpa e sabão ou shampu neutro.

Nunca use sabão de coco. Ele é alcalino e agressivo à pele do animal.

Não esqueça de proteger os ouvidos com bolas de algodão. Os ouvidos dos cães são muito sensíveis.

Use água morna. Se a água estiver quente demais, o animal pode ter estresse calórico, caracterizado por hemorragia pulmonar.

Não use banheira.

Use secador de cabelo em uma distância de 30 cm dos pelos. Cuidado com o barulho no ouvido.

Use uma escova de aço flexível para escovar o pêlo junto com o secador.

Limpe as orelhas com cotonetes com muito cuidado para não introduzi-los demais.

Após o banho, dilua 20ml de cloro em 20 litros de água e higienize o box. Espere secar para pisar com segurança.

EVITE:

Não faça a tosa higiênica, que limpa os pêlos da boca e dos genitais, em casa.

Evite também cortar as unhas. Deixe isso para ser feito no pet shop porque se cortar muito, pode provocar hemorragias.

Evite talcos que podem ser ingeridos ou inalados pelos cães.

Se o seu amiguinho não é muito chegado à água, aumente o intervalo de tempo entre os banhos de uma semana, ou dez dias, para duas semanas.

Faça do banho uma festa, brinque bastante com seu bichinho sem deixar cair água ou sabão na cara dele. E, principalmente, não bata no cão. Trate-o com carinho, senão a aversão à água pode aumentar.

Lembre-se:

Só dê banho no seu cachorrinho após o quarto mês de vida, depois de dadas todas as vacinas. Antes disso, faça a higiene com uma toalha umedecida em 10 litros de água morna, uma colher de sobremesa de álcool e outra de vinagre. Passe a toalha a favor e no sentido contrário aos pêlos e, em seguida, seque com secador. Com outra toalha, umedecida só em água morna, limpe os genitais.

Labradora adota filhotes de todos os tipos

Fonte: r7.com.br



A labradora Lisha possui um dom especial: ela nasceu para ser mãe



Mesmo sem ter tido nenhuma ninhada, as cadelas podem produzir leite, como foi o caso de Lisha



O mais curioso dessa história é que Lisha nunca teve sua própria ninhada. A labradora está sempre dedicada aos filhos adotivos, como o casal de tigres brancos da foto



Os dois filhotes de chita, Josh e Jordan, não desgrudam da nova mãe



Com o passar dos anos, Lisha virou mãe adotiva de diversas espécies, como chitas, porcos-espinhos e até mesmo uma coruja de celeiro



Como toda boa mãe, a labradora também passa seu tempo com as crianças da casa

Angélica e Lucky num domingo chuvoso

Fonte: Caldeirão Pirata


No último domingo rolou a maior chuva no Rio de Janeiro. Sem muita coisa pra fazer, Huck ficou em casa e resolveu registrar um encontro “animal”.

Você vai ver Angélica estrelando um vídeo ao lado de Lucky, o golden retriever do casal que passou a tarde comendo biscoitos caninos com Angélica.

O vídeo ficou tão bacana que ele resolveu compartilhar aqui com a gente no Caldeirão Pirata. Exclusivo, inédito e muito animal!

Assista ao vídeo:

terça-feira, 2 de março de 2010

Imagem do dia 02.03.10


Curiosidades: Os porcos são porcos?

Fonte: caocidadao.com.br



Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os porcos são animais preocupados com a higiene pessoal. Eles tomam os famosos banhos de lama para se refrescarem e se manterem limpos. Ah, e gostam também de cuidar da higiene dos outros porcos, o que pra eles é um sinal de afeto. Claro que essa história de que os porcos não são chegados numa limpeza tem um fundinho de verdade... Quando não tem água ou lama disponível, eles defecam e deitam em cima das fezes para se refrescar!

Companhia aérea para animais de estimação começa a operar nos EUA

Fonte: folha.com.br


A Pet Airways, primeira companhia aérea dedicada aos animais de estimação nos Estados Unidos, fez ontem (14) seu voo inaugural, que saiu de Nova York.

A companhia, fundada pelos americanos Alysa Binder e Dan Wiesel, dois amantes dos animais de estimação, iniciou suas operações entre as cidades de Nova York, Washington DC, Chicago, Denver e Los Angeles.


Wiesel, presidente da companhia, disse em comunicado que "a maioria dos animais de estimação viaja nos bagageiros dos aviões e é tratada como mercadoria".

Segundo ele, na maioria das vezes tal situação produz medo e estresse entre os animais, que "podem ter problemas físicos e emocionais".

Wiesel então se propôs a criar uma companhia aérea que agora ofereça uma alternativa aos donos desses animais.

O preço da passagem está em torno de US$ 250 (R$ 490), cifra similar à que muitas vezes é paga para transportar os animais em trajetos similares em companhias normais.


Segundo a Associação Americana de Animais, cerca de 76 milhões de cachorros e gatos viajam com seus donos a cada ano. Mas, apesar desse número elevado, muito deixam de fazer esse tipo de percurso devido às condições oferecidas pelas companhias aéreas regulares.

Algumas companhias aéreas americanas anunciaram recentemente que não aceitam o transporte de animais de estimação em seus aviões quando as temperaturas estão abaixo de 7ºC ou acima de 29ºC.

A Pet Airways destacou também, que segundo dados da sociedade protetora de animais de San Francisco, dos 2 milhões de animais de estimação que viajam junto a mercadorias nos aviões, cerca de 5.000 saem com problemas de saúde a cada ano.

O calor é a causa mais comum da morte de animais nas viagens aéreas, segundo a nova companhia aérea, que cita com fonte os serviços de inspeção de animais, plantas e saúde americanos.

Na nova companhia aérea todos os animais de estimação podem viajar sozinhos ou com seus donos na cabine e são cuidados por comissários de bordo, que lhes dão água e comida.

Projeto de lei prevê fim dos pit bulls no Brasil

Fonte: r7.com.br


Projeto de lei no Congresso pede a esterilização dos pit bulls machos, o que acabaria com a raça no país. A proposta também prevê a prisão dos donos de animais que atacarem pessoas. Se a lei for aprovada, cachorros só poderão andar em lugares públicos de coleira e focinheira.


Dr. Pet - Caso Toby e Pingo

Fonte: r7.com.br


Toby e Pingo são dois cãezinhos que viviam brigando, mas com as dicas do Dr. Pet eles finalmente conseguiram se entender. Quem perdeu o caso que foi exibido ontem no Domingo Espetacular, pode rever o vídeo aqui no blog. Se você tem um problema parecido aí com seus cães, preste bastante atenção nas dicas.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Imagem do dia 01.03.10


Castração

Fonte: arcabrasil.org.br



O que é castração?

A castração consiste em uma cirurgis feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. Para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes!! No caso das gatas esse número é ainda maior. Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais, com a morte de milhares deles. Isso pode ser evitado por meio da informação.



Como funciona?


Consiste na retirada do útero, trompas e ovários, no caso das fêmeas. Nos machos, na retirada dos testículos.
A cirurgia, feita com anestesia geral, é simples mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados. Em torno de uma semana o animal estará totalmente recuperado.
A castração pode ser feita a partir dos 2 meses de idade. Para as fêmeas é recomendado castrar antes do primeiro cio.

Vantagens da Castração:

1) Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos;
2) Elimina a Gravidez Psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva;
3) Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;
4) Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
5) Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
6) Elimina os estados de excitação por falta de cruzamento (e o embaraço com as visitas!);
7) Elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
8) Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.

Mitos sobre a Castração:

- "Castração engorda?”
O animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, necessitando, portanto, mais exercícios.A quantidade de alimento também poderá ser diminuida.
- "Eu não posso pagar!”
O custo da operação será amplamente compensado por futuros gastos com alimentação, vacinas, etc. do animal gestante e das crias. Ou de eventuais complicações no parto ou ainda despesas com cirurgias e medicamentos decorrentes de doenças em animais não castrados (ex. Piometra). Hoje, várias clínicas realizam castrações a preços reduzidos ou facilitam o pagamento.

- “Eu sempre arrumo pra quem dar os filhotes”
Nem sempre isso é verdadeiro, sendo mais comum a atitude de querer se livrar de um problema. É sempre bom lembrar que uma fêmea pode gerar dezenas de filhotes que, por sua vez, crescerão e terão outras crias, multiplicando o problema. Para que deixar novos filhotes nascerem se não há lares suficientes para os que já existem?

- “Ele não tomará mais conta da casa.”
Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.

- “Mas ela precisa ter pelo menos uma cria...”
Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema. Pesquisas mostram que, quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances da fêmea desenvolver câncer de mama. A castração também prevenirá o surgimento de Piometra, doença freqüente em fêmeas adultas.

- “Meu animal vai sofrer?”
A cirurgia, feita sob anestesia geral, é indolor. Dentro de um ou dois dias, o animal estará brincando e retomará suas atividades normais.

- “Eu estarei interferindo na natureza do meu animal?”
Seu animal não tem escolha, segue apenas o instinto. É dever do proprietário intervir e prevenir nascimentos indesejados. O animal será beneficiado e não subtraído de algo.

Ajude a combater a superpopulação o abandono: castre seu cão ou gato, machos e fêmeas!

Cadela de 21 anos busca recorde como o cão mais velho do mundo

Fonte: g1.com.br


Após a morte de "Otto", que tinha 20 anos e 11 meses, em janeiro deste ano, a cadela "Lulu", de 21 anos, pode entrar para o Guinness, livro dos recordes, como o cachorro mais velho do mundo, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Telegraph".


"Lulu" mora com o casal britânico Travis Buckly, de 60 anos, e Susan Parybus, de 54, em Coventry (Reino Unido). Ele contou para o periódico que deu a cadela ainda filhote para sua filha, Emma, em 1989.

Buckly credita a longevidade de "Lulu" --a idade equivale a 147 anos humanos-- à dieta baseada em filé mignon, vitela e salsichas. De acordo com ele, a cadela termina suas refeições com queijo, biscoitos e chocolate.

Segundo o porta-voz do Guinness, a categoria para o cão mais velho do mundo está vaga desde a morte de "Otto". Ele destacou que leva cerca de seis semanas para verificar as informações e confirmar o possível recorde de "Lulu".

Cão sem duas patas ganha 'cadeira de rodas'

Fonte: g1.com.br




Um cão que nasceu sem as patas dianteiras ganhou uma "cadeira de rodas" para conseguir se locomover.

A ideia partiu do dono do cachorro, Avi Kozi, que adotou o animal quando soube que ele seria sacrificado pelos proprietários originais.

Kozi, que é diretor da Sociedade Protetora dos Animais de Israel, disse que esperou o primeiro ano para ver se o cão, Hoopa, aprenderia a andar usando apenas as patas traseiras, o que não ocorreu.

Por isso, encomendou a "cadeira de rodas".

Agora, ele aguarda a fabricação de uma prótese que deve ajudar Hoopa a se sentar e a se levantar sozinho.