sábado, 20 de fevereiro de 2010

Imagem do dia 20.02.10


Saúde: Preste atenção nos testículos do seu cachorro

Fonte: r7.com.br



Assim como os meninos, cachorros machos também precisam de atenção com as duas “bolinhas” localizadas na extremidade do pênis: os testículos. Poucos sabem, mas estes órgãos não são aparentes quando o macho nasce. Eles ficam dentro do abdome e migram para a bolsa escrotal entre a terceira e quarta semana de vida do bicho.

Mas para a preocupação dos donos, há casos chamados de testículos ectópicos, que são aqueles que não migram. O médico veterinário Zohair Saliem Sayegh, de São Paulo, avisa que o não aparecimento após a quarta semana de vida do pet é preocupante e os donos devem procurar a ajuda de um médico veterinário.

- Os testículos são responsáveis pela produção de espermatozóides, maturação das glândulas sexuais, produção de substâncias para atração sexual, marcação de ambiente e também por garantir as características sexuais secundárias do macho, tais como o desenvolvimento muscular, articular e agressividade..
.
O veterinário Alexandre Sano, também de São Paulo, afirma que existem medicamentos que podem ajudar, mas em casos graves, o bicho precisa passar por uma cirurgia. .
- Se mesmo com medicamentos não ocorrer a migração, o dono deve procurar um ultrassonografista para verificar se os testículos realmente existem e retirá-los cirurgicamente.

Vídeo - Cachorro Rock in Roll

Vira-lata atua em filme sobre Chico Xavier


Vários atores famosos participam do elenco de “Chico Xavier, o Filme”, como Tony Ramos, Christiane Torloni, Giovanna Antonelli, Letícia Sabatella e Paulo Goulart. Entretanto, foi um cachorro sem raça definida que gerou uma situação curiosa na filmagem. O jornalista e autor do livro que inspirou o filme, Marcel Souto Maior, conta que a equipe precisava de um cachorro e não conseguia encontrar um adequado. “Mas havia um vira-lata que sempre seguia a equipe e, um dia, decidiram testá-lo e ele foi muito bem. Aí foram atrás do dono e adivinhe qual era o nome do cachorro? Chico”, conta o autor do livro “As Vidas de Chico Xavier”.

Segundo o diretor do filme, Daniel Filho, publicou em seu blog, Chico (o cachorro) fez uma cena densa com o ator Ângelo Antônio, que interpreta o médium. Mas antes disso, “o vira-lata chega abafando no estúdio: pula, abana o rabinho para todos, deita e rola na grama. Uma simpatia.” O pet interpreta o cão Lorde que pertenceu ao médium.

O filme, que conta a vida do médium brasileiro desde a infância até a velhice, tem previsão de lançamento para abril deste ano.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Imagem do dia 18.02.10

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Vídeo - Gato Ninja... rs

Raça da Semana: Gato Angorá

Saúde: Saiba como cuidar do seu cachorro no verão

Fonte: r7.com.br


Bichos também precisam de atenção especial no calor

Durante o verão é necessário tomar algumas medidas para aliviar os efeitos do calor no seu animal de estimação. Veja as dicas no vídeo abaixo:

Imagem do dia 17.02.10


Gata com lata na cabeça acha caminho de casa

Fonte: r7.com.br



O pessoal que trabalha no Scottish SPCA, centro de resgate de animais em Dunfermline, na Escócia, ficou com o cabelo em pé. Um gata preta, que tinha escapado do lugar, apareceu na porta da entidade com a cabeça enfiada numa lata, no último domingo (14). Sem visão nenhuma, o felino atravessou ruas, cruzou avenidas e caminhou alguns quarteirões. Não sofreu nenhum arranhão. Só levou um susto dos grandes.

Colin Seddon, diretor do centro, contou ao jornal Metro, ainda chocado com as habilidades da gata:

- Achamos que ela foi dar um passeio e se perdeu pelo centro da cidade. Deve ter encontrado uma lata de lixo derrubada e, esfomeada, foi procurar comida. Acabou enfiando a cabeça numa lata, que ficou presa. Mesmo assim, conseguiu voltar, desorientada, para o centro. Só não sabemos como.

A gata foi encontrada no final de 2009 em Edimburgo, capital da Escócia, por funcionários da sede local da SPCA. Acabou transferida para Dunfermline.

Seddon diz – embora não precise – que a gata é espertíssima:

- É carinhosa e inteligente. Logo vai encontrar pais adotivos.

A gatinha – que não tem nome ainda – só não vai mais perder a cabeça ao vasculhar comida em lixos.

Voluntários levam cães abandonados para passear

Fonte: g1.com.br



Se a cadelinha Baleia recebesse uma carta, o endereço para a correspondência seria o do canil municipal de Florianópolis. Mas isso até 15 dias atrás. Depois de mais de dois anos morando no abrigo, a vira-lata ganhou um novo lar, a casa da governanta Maria Aparecida de Almeida, de 38 anos.

Aparecida é uma apaixonada por cães e passou dois meses procurando outro animal depois que a cadela que criava desapareceu. Um dia, viu um anúncio no jornal e lá estava a foto de Baleia. “Quando eu e minha filha vimos a foto, foi amor à primeira vista. Não quisemos nenhum outro cãozinho. Ela era linda e perfeita”, conta. A governanta diz ainda que a cadela parece que já veio treinada: “É obediente, esperta e nunca faz bagunça na casa”, garante. 

A nova dona conheceu Baleia a partir de uma iniciativa da Coordenadoria de Bem-Estar Animal do município.

Há quatro semanas, o órgão criou um projeto chamado ‘cão-terapia’ para tentar atrair a atenção dos moradores da cidade para os cerca de 50 animais que vivem no canil municipal. 

A idéia foi da arquiteta Ana Lúcia Martendal, que é voluntária da coordenadoria responsável por recolher cães atropelados, vítimas de maus-tratos e filhotes abandonados. “O abrigo para esses animais é temporário, até que eles se recuperem, mas como não há divulgação para adoção, muitos ficam no lugar por longos períodos”, afirma a arquiteta.

Pelo projeto, moradores da cidade podem retirar os animais do canil e levá-los para passeios em uma área verde de Florianópolis. “Os cães estão preparados para o passeio: estão limpos, alimentados e castrados”, diz Ana Lúcia.
'Baleia' na casa da governanta Maria Aparecida, com a nova família (Foto: Arquivo pessoal)

A seleção é rigorosa: os interessados em passar as horas de folga com os animais passam por entrevista antes de levar o animal. 

Há duas modalidades de adesão ao projeto: o voluntário pode levar o cão para passear em períodos específicos (sábados, das 10h às 12h ou das 15h às 18h) ou ‘adotar’ o animal por todo o fim de semana, levando o bicho para casa e entregando-o na segunda-feira pela manhã.

Novos lares

Já no primeiro dia, a idéia foi um sucesso: mais de 30 pessoas apareceram, interessadas em ganhar a companhia temporária dos cães, média que tem se mantido.

“Geralmente são pessoas entre 20 e 30 anos que trabalham muito ou que moram em apartamentos e não podem dar tanta atenção aos animais no dia-a-dia”, diz Ana Lúcia. Muitos casais aderiram ao serviço, especialmente recém-casados. Quatro animais já foram adotados desde que o projeto começou. 

O projeto chamou tanto a atenção das pessoas que a coordenadoria já estuda parcerias. Uma pedagoga que trabalha com adolescentes infratores procurou o órgão para usar os cães na recuperação deles.

A Polícia Rodoviária Estadual de Santa Catarina também está interessada em usar os animais em um projeto social da instituição que atende asilos, hospitais e escolas. 

Os efeitos são percebidos dentro e fora do canil. Muitos animais, que antes estavam ‘deprimidos’ e chegavam até a desenvolver doenças ocasionadas pelo isolamento, já demonstram mais vitalidade, segundo os técnicos da coordenadoria. “No canil, eles têm água, comida e ‘roupa lavada’. O que eles precisavam é de carinho”, diz Ana Lúcia.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Curiosidades: As baleias e os golfinhos dormem?

Fonte: Uol Bichos



Baleias e golfinhos são mamíferos; portanto, em vários aspectos, eles são como os humanos. Entre outras coisas, eles têm estrutura óssea similar à nossa, sangue quente, e dão à luz a "bebês". As maiores diferenças entre estes animais e os seres humanos estão relacionadas aos seus respectivos ambientes. Baleias e golfinhos têm um sistema respiratório diferente que permite que passem longos períodos de tempo (às vezes 30 minutos ou mais) debaixo d'água, sem inalar oxigênio.


Em terra, os seres humanos e outros mamíferos respiram involuntariamente: Se não decidirmos respirar ou não, nosso corpo captará o ar automaticamente. Como vivem em um ambiente submarino, baleias e golfinhos precisam ser respiradores conscientes: Têm de decidir quando respirar. Conseqüentemente, para respirar precisam ser conscientes. O problema está aí, já que cérebros de mamíferos precisam entrar em um estado inconsciente de tempos em tempos para funcionar corretamente (veja Como funciona o sono para descobrir o porquê).

Os golfinhos têm muito tempo para tirar uma soneca entre suas viagens à superfície do oceano, claro, mas não é uma opção viável. Quando se é um respirador consciente, é impossível ficar completamente inconsciente - e se você não acorda a tempo? A solução para baleias e golfinhos é deixar metade do cérebro dormir enquanto a outra permanece acordada. Assim, o animal nunca está completamente inconsciente, mas ainda assim tem o repouso necessário.

Cientistas estudaram este fenômeno em golfinhos, usando a eletroencefalografia. Neste processo, eletrodos presos à cabeça medem os níveis de eletricidade no cérebro. Os eletroencefalogramas (EEGs) dos cérebros dos golfinhos mostram que no ciclo do sono, metade do cérebro do golfinho de fato "desliga" enquanto a outra metade ainda está ativa. Os pesquisadores observaram que os golfinhos ficam neste estado por aproximadamente oito horas por dia.

Não sabemos como eles se sentem neste estado de repouso, mas podemos adivinhar. É provavelmente algo como o estado de semiconsciência que experimentamos quando começamos a dormir. Ficamos muito próximo da falta de consciência, mas ainda estamos cientes o bastante do que acontece à nossa volta para acordarmos por completo se precisarmos.

E onde as baleias e os golfinhos dormem? Eles provavelmente poderiam dormir em qualquer lugar, mas faz mais sentido se eles dormirem próximos à superfície do oceano para que possam subir para respirar com mais facilidade. É comum ver os golfinhos nadando devagar na superfície, com muito pouco movimento. Aparentemente, estes golfinhos estão em repouso.

Imagem do dia 16.02.10


Vira-lata de três patas desbanca cães de raça em concurso de fantasias em SP

Fonte: g1.com.br



A cachorra sem raça definida Kinha, de 7 anos, foi a estrela de um concurso de fantasias de carnaval realizado na tarde desta segunda-feira (15) no Shopping Pátio Higienópolis, na região central de São Paulo. Com três patas, ela venceu seus concorrentes vestida de Branca de Neve e encheu de orgulho a proprietária, a veterinária Márcia Cury Cioffi, de 30 anos. “A gente viu um monte de cães de raça e acho importante lembrar que foi uma vira-lata que venceu”, disse ela depois do concurso.
Márcia contou que Kinha foi abandonada há 7 anos, com a pata traseira quebrada. Ela adotou a cachorra no Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo e o animal precisou ter a pata amputada. A história da cadelinha faz a veterinária ficar ainda mais feliz com o resultado do concurso. “Ela é uma cachorra extremamente feliz, nem percebe que tem só três patas”, contou. “E, vira-lata como ela, tem um monte esperando para ser adotado.”

O prêmio do concurso foi uma cesta cheia de produtos para cães e uma medalha de primeiro lugar. Três jurados escolheram os três vencedores. “Eu acho o máximo [esses concursos] para quem adora cachorro”, disse a veterinária. A escolha da fantasia tem uma explicação. “É porque a gente acha ela uma princesa”, disse Márcia. É a primeira vez que Kinha participa de concursos do tipo.

Vice-campeã


O segundo lugar ficou com a pinscher Catarina, vestida de colombina. O terceiro foi o lhasa apso Eugênio, de 3 anos, que vestiu uma fantasia de mago. A dona de Eugênio, a professora universitária Daniela Reis, de 35 anos, disse que decidiu participar “por diversão”. “É por amor aos cachorros e acho uma diversão participar. E carnaval é para todos, inclusive para cães”, afirmou. O “mago” tinha até torcida organizada na plateia, cheia de crianças que se divertiram com o desfile dos animais.

O professor de dança Ricardo Liendo, de 41 anos, trouxe o basset Billy, de 4 anos, que pertence ao filho, e o cão PJ, da mesma raça, de uma prima. “Eu achei interessante, tenho muito amor pelos cachorros e queria participar desse momento”, contou.

Os cães estavam vestidos de mosqueteiro e pirata. A veterinária Fernanda Oliveira, de 30 anos, participou com três cães da raça bulldog. Ela viu uma propaganda do evento enquanto passeava pelo shopping e decidiu inscrevê-los. “Eu adoro participar dessas coisas”, justificou.

Ao todo, foram 32 cães inscritos. A organização considera o concurso um sucesso, porque as 30 vagas disponibilizadas acabaram preenchidas em três dias. Por causa disso, outros dois cachorros foram autorizados a disputar. A administração do shopping pretende repetir o concurso – que teve a primeira edição neste ano – nos próximos carnavais.