segunda-feira, 8 de março de 2010

Entenda a gravidez psicológica da sua cadela

Fonte: r7.com.br



Você tem uma gata ou uma cadelinha? Atenção: algumas mudanças de comportamento dela podem ser sinais de pseudociese, a gravidez psicológica. Segundo a veterinária Elaine Pessuto, de São Paulo, nesse processo, a cadela começa a desenvolver sintomas maternos mesmo sem estar grávida.
- Algumas passam a ter comportamento de "preparo de ninho": cavam o chão, o sofá ou a própria caminha, pegam bichinhos de pelúcia e levam a esconderijos, carregam como se fossem filhotes e os coloca 'aninhados' em sua cama.

Após os sinais comportamentais, vêm os sinais físicos.

- As alterações físicas perceptivas são o aumento das mamas a galactorreia (produção de leite).

Carlos Durão, veterinário também de São Paulo, conta que o caso ocorre em fêmeas não castradas devido a causas hormonais. Durante o cio, que ocorre de seis em seis meses, o organismo da fêmea se prepara para uma gestação e aumenta a produção do hormônio progesterona.

- Se a cadela não ficar prenha, os hormônios continuam no corpo dela.

Elaine explica que não há nenhuma relação com a idade e nem com o fato da cadela já ter sido mãe.

- Algumas pessoas acham que se elas tiverem uma cria, isso não acontece mais, mas é bobagem. Cruzar a cadela que sempre tem gravidez psicológica não melhora o problema. A única coisa que resolve o problema é a castração.

- Caso o dono não tenha a intenção de acasalar, ele deve castrá-la o quanto antes. Os benefícios da castração superam os contrapontos.

A veterinária conta também que há remédios para controlar os sinais quando o problema já está instalado, como os hormônios.

- A terapia hormonal, com o tempo, pode piorar o problema. Por isso sou a favor da castração para animais recorrentes nesse tipo de patologia.

No caso de adoção de bichinhos de pelúcia ou brinquedos, o indicado é afastar a fêmea do objeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário